-
Arquitetos: Studio Anna Jach
- Área: 155 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Alexandre Kapellos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma rua muito estreita, mas muito movimentada, com pouca área de estacionamento para os contratantes, o cliente queria se mudar o mais rápido possível (curto tempo de construção). A sustentabilidade é o aspecto chave da construção de edifícios: redução maciça da pegada de carbono pelo uso de madeira local e material de isolamento local.
Caminhos de transporte curtos devido à seleção de empreiteiros e materiais locais. A terra de escavação foi reutilizada como banco de terra compactada no jardim. Painéis solares no telhado + bomba de calor fornecem energia elétrica e água quente. Devido à espessura do isolamento do edifício (26cm, espessura total da parede de 40cm), o custo de aquecimento foi reduzido em 50%.
No interior, os painéis de madeira foram deixados sem acabamento final, resultando em uma troca natural de umidade, um clima agradável na sala e o cheiro de madeira de pinho fresca. Nenhum tratamento químico artificial foi usado para a proteção interna da parede, as superfícies foram impregnadas com óleo de linho natural combinado com 5% de tinta mineral branca para evitar que a madeira fique manchada de amarelo ao longo do tempo.
Método de construção. Painéis de madeira de pinho pré-fabricados, tipo sanduíche, isolados, montados no local por 4 pessoas usando um guindaste móvel em 5 horas, pranchas de madeira vertical aplicadas como acabamento e proteção no exterior, conexões de encaixe, quantidade reduzida de parafusos e porcas, pré-fabricação de parede usando tecnologia moderna de corte CNC na sala de montagem a 37 km do local da construção.
Arte digital. Fachada do edifício com um alívio de sombra 3D programado: pranchas verticais da fachada cortadas em ondas CNC projetam uma sombra de um olho aberto de manhã e um olho fechado à tarde, dando um efeito "vivo" à pele exterior do edifício e criando uma interação com o entorno.